Início / Notícias / Mercado / PUXASSACOLOGIA PARA FECHAR CONTRATOS




PUXASSACOLOGIA PARA FECHAR CONTRATOS



Contratante: Bom dia. Pode entrar. Prazer, sou o Júlio, diretor administrativo.

Publicitário: Prazer, sou o Samuel.

Contratante: Então... parabéns pelo portfólio! Confesso que ficamos um tanto quanto impressionados com a qualidade do seu trabalho.

Publicitário: Poxa... fico muito feliz em ouvir isso!

Contratante: as empresas para quais já prestou serviço são empresas de ótima reputação. Parabéns. Mas e aí, qual sua graduação...? Ou melhor, me fale um pouco de você.

Publicitário: Bom... trabalho no meio publicitário há 10 anos. Me formei há 3, mas já sou um apaixonado por questões envolvendo marketing, propaganda, design há muito tempo. Recentemente concluí uma pós-graduação em gestão administrativa, tenho também MBA em direção artística. Inclusive, um diferencial que eu e minha equipe oferecemos é um trabalho bem focado com ROI, pois acreditamos que cada investimento deve ser bem direcionado, sem perda, fazendo com que sua empresa tenha o melhor resultado possível.

Contratante: Fantástico! Fantástico! Andei lendo sobre esta questão do ROI. Mas estou com uma única dúvida, que na verdade é um diferencial que buscamos em um profissional, portanto gostaríamos de saber se você possui alguma pós-graduação em puxassacologia.

Publicitário: P u x a s s a c o l o g i a ?! Desculpe, mas eu não sei do que se trata...

Contratante: Puxa saco, ora! Não sabe o que é puxar saco? Capachão, lambe rola, cute cute de autoridade. Não entendeu?

Publicitário: Desculpe, estou meio confuso (risos).

Contratante: Entendo. Pelo visto você não tem graduação, mas pelo menos sabe executar o trabalho?

Publicitário: Desculpe, senhor, mas você quer saber se eu sei ser puxa saco?

Contratante: Exatamente! Procuramos alguém com a capacidade de bajular, dizer coisas desnecessárias para agradar os superiores. Mascarar problemas fazendo coisas para inflar o ego dos maiorais, agir com foco no agrado de minorias, deixando um pouco de lado o resultado. Coisas do tipo, acredito que saiba.

Publicitário: Não... não... me desculpe, mas não entendo muito bem deste assunto (sarcástico). No caso eu foco meu trabalho exclusivamente em competências, geração de resultados, etc...
Senhor, isso é alguma pegadinha?

Contratante: (risos presos) não, garoto, estou falando sério, mas estou admirado que não entenda do assunto. É algo muito comum no meio de pessoas que desejam subir na vida. Ou você não tem ambição?!

Publicitário: Entendi, mas eu tenho ambição sim, com certeza, mas é que... sei lá... não me sentiria muito bem sabendo que eu subi apenas por bajular pessoas, neste caso, sem talento algum ou mesmo sem gerar resultados. Quero vencer, mas com meus méritos, entendeu?

Contratante: Ah entendi, é estilo o código de honra antigo, né?! (risos sarcásticos). Pois então, apesar do seu impressionante material, realmente bonito, eu devo confessar que falta uma boa graduação em puxassacologia, infelizmente. Desculpe até meu excesso de franqueza, mas nem procuramos alguém tão competente assim, queremos mesmo alguém meia boca, mas que fale o que queremos ouvir, saiba inflar nosso ego e outra muito importante, que possamos colocar preço no trabalho dele sem ouvir reclamações, colocando-o para trabalhar 3x mais pelo valor que recebe. Mas quem sabe você não consiga... vamos tentar!

Publicitário: Ah não, agradeço a oportunidade, senhor, mas acredito que a conta de sua empresa não esteja, de fato, precisando de um profissional como eu. Sendo assim, darei a oportunidade para outro. Tenha uma boa tarde.

Contratante: Ok. Boa tarde e boa sorte!

 

Algumas horas depois com novo candidato esperando por mais de 2 horas

 

Contratante: Pode entrar. Boa tarde. Prazer, sou o Júlio, diretor administrativo.

Publicitário 2: Prazer, sou o Gumercindo. É uma honra estar em uma empresa tão espetacular como esta.

Contratante: (risos) Obrigado. Estou vendo aqui seu portfólio. São apenas estes trabalhos que realizou?

Publicitário 2: Sim, mas se me permitir executarei muitos trabalhos para vocês! Posso trabalhar dia e noite.

Contratante: Legal... poucos, né?! (escárnio)

Nossa... mas estou vendo aqui escrito no material que enviou algumas características importantes: especialista em puxassacologia, experiente em dizer mentiras confortantes, apto a trabalhos fora de hora para deixar pessoas felizes. Disposto a negociação de contrato para o valor mínimo que puder pagar. FANTÁSTICO, VOCÊ ERA O QUE ESTÁVAMOS PROCURANDO. A CONTA É SUA!

 

Moral da estória, quem substitui a competência por bajulação e preços baixos, estará condenado a uma vida medíocre para sempre.

Lute para ser o profissional que não precisará mentir para inflar o ego nem mascarar resultados negativos. Seja o profissional que dê resultados palpáveis e faça a diferença em empresas que realmente queiram seriedade. O mundo está cheio de medianos, se esforce para ser arrasador!

Sucesso a todos!





2017 © Direitos reservados